segunda-feira, 18 de março de 2013

A iodoterapia e a infertilidade.

Como alguém consegue dar uma noticia dessa para uma mulher?? Que talvez você se torne infertil, que talvez vá afetar seu ovários!

Não basta você ter um câncer. Você provavelmente não irá gerar um filho! .. Pq para mim a pior parte é essa...

Seu sonho , sua vida cair , desabar. Meu mundo perdeu o chão.... sem sentido para viver. E como olhar para a cara do seu marido, não podendo gerar um filho ?? Cruel, muito cruel!

Você ver suas amigas tendo filhos, e vc ali, com seu sonho cancelado! CRUEL MUITO CRUEL!

Muitas pessoas dizem frases para tentar me consolar, mas as vezes não percebem que estão sendo insensíveis e até cruéis! Como por exemplo : Oh Dani, talvez Deus não quer que vc seja mãe, não nasceu pra isso! COMO ASSIM.?.......

Quão insensível dizer que eu seria um péssima mãe que por isso, Deus resolveu me esterilizar divinamente. Se fosse assim , vc não acha que ele iria esterilizar aquelas que abandonam seus filhos, abusam deles???
Frases como essas não são reconfortantes, isso que acontece é uma condição médica e não obra de Deus!

Tenha fé, tudo vai dá certo... Como assim?? Vai dá certo? Me operei 1 vez, não bastando , a biopsia sai pior do que estávamos imaginando, e lá me vou de novo para o centro cirúrgico, e não bastando, fazer iodoterapia. E com a possibilidade de não ter filhos! Isso tudo no final vai da certo??. Serio? Vc acredita nisso??

Falar um pouco agora do meu tratamento, o que faz muito mal pra vc, vai me curar: a iodoterapia!


Iodoterapia é um tratamento feito à base do iodo radioativo, chamado Iodo131. Cerca de um mês depois de retirar o câncer de tireóide por meio de cirurgia, o paciente vai para um hospital onde ingere uma dose de iodo radioativo via oral, por meio de um canudinho. (O líquido é transparente e não tem gosto).

Em seguida, ele fica em um quarto durante até três dias, e não pode receber visitas porque seu corpo emitirá radiação neste período. O objetivo do tratamento é eliminar qualquer resíduo de tumor de tireóide que possa existir no corpo.

O tratamento é indolor e exige apenas alguns cuidados. O paciente deve evitar contato físico com outras pessoas durante a internação e durante mais alguns dias depois de voltar para casa. Seus talheres, copos, toalhas devem ser separados das outras pessoas durante cerca de uma semana após a alta. Depois de pouco tempo, toda a radioatividade é eliminada do corpo e a pessoa volta às suas atividades normais.

Outros cuidados incluem a ingestão de bastante água para eliminar a radiação mais rápido. Também é recomendado o bochecho de água com limão para incentivar a produção de saliva e eliminar o iodo das glândulas salivares, que podem ficar um pouco doloridas. Balinhas também podem ajudar neste processo. Por alguns dias o paladar fica estranho, diferenciando pouco os gostos, mas depois passa.

Um detalhe importante sobre a iodoterapia é a necessidade de tirar todos os alimentos com iodo da dieta do paciente durante os 15 dias anteriores ao tratamento. Esta é uma maneira de deixar as células da tireóide “sedentas” por iodo. Assim, quando se ingere o iodo radioativo, estas células o absorvem rapidamente e são destruídas.

A dieta com iodo exclui o consumo de sal com iodo, lácteos, frutos do mar, pães industrializados, corantes vermelhos, chocolates, e outros alimentos que o médico vai orientar.

Apesar de ser mais simples do que a radioterapia ou quimioterapia usadas no tratamento de outros tipos de câncer, a iodoterapia é uma etapa difícil do tratamento porque o paciente fica isolado por alguns dias, justamente quando está mais frágil: ele acaba de ser operado e ainda tem muitas incertezas sobre o futuro.

Por isso, é importante ter paciência e se preparar da melhor forma possível. Levar revistas, palavras cruzadas e outros passatempos que não exijam muita atenção é uma boa ideia. Também vale levar frutas porque a comida do hospital costuma ser muito ruim, especialmente quando se está enjoado, o que é comum durante a iodoterapia.

Para a família e amigos, é importante entender a dificuldade de estar isolado em um momento naturalmente difícil. Alguns pacientes preferem receber muitas ligações durante a internação, outros preferem o silêncio! Converse com seu amigo ou parente para descobrir o que ele precisa… O segredo neste momento é saber ouvir, mesmo se não souber o que falar!


Desculpem o desabafo..., mas estava precisando!

E vamos em frente!

Fonte : radioativos131

terça-feira, 12 de março de 2013

O processo

Dia 08/01 fui ao medico pegar as guias para o pré operatório! Fiz tudo muito rápido! Dia 09/01 estava eu lá no seu consultório para mostrar e marcar minha cirurgia!

Doutor: quando podemos fazer a cirurgia?

ELE ME RESPONDEU: Tem vaga no centro cirúrgico amanha Daniele.

Olhei para meu marido e irmã e disse: ok! Amanha então...

Sai de lá com muito medo. Medo da anestesia, medo do corte, dos pontos ( eu odeiooooo retirar os pontos) , medo do medo...

De noite minha Irma perguntou o que eu gostaria de comer, pq provavelmente iria passar uns dias em ksa e não iria conseguir comer tudo que eu gostava!  Fomos jantar em uma casa de sushi! Nem comi muito... Estava tão nervosa, triste, angustiada que não sentia fome!

Dia 10/01 ... 05:00 meu marido me acorda,

vamos Dani???!?!

Sai de casa , dei um forte abraço no meu cachorro/filho e fui... Triste , muito triste...

Fui da entrada na papelada para internação... Foi rápido... Acho que não eram nem 6:30 e ja estava internada, com a roupa feia de hospital e esperando o médico chegar. Seria a 1o. 07:00 ele chegou... E disse:

Vamos?

MEU DEUS É AGORA.??...

Minha vida passou como um flash na minha cabeça. O que fiz de certo, o que deixei de fazer??  Pensava muito na minha sobrinha/filha.... Fui.... Quando deitei naquela maca , me tremia tanto que a anestesista teve que me da um calmante. Fim...


ACORDEI... Vi meu primo olhando pra mim... estava bem!! Estava viva! Uma alegria tão grande nasceu em mim... Perguntei pelo meu marido! Queria ver todos.. Queria falar... Queria viver...

Fui para o quarto 1 hr depois de acordar... Vi minha irmã.... Felicidade não tinha tamanho!

Não senti dor nenhuma.... So um pouco de enjôo! Passei 24 hrs  e pedindo a Deus que o médico viesse me dar alta. Queria ver a rua, o sol, minha gente....

Dia 11/01 as 15:30 creio eu sai daquele hospital que jurava que não iria voltar tão cedo! :/

O pôs foi tranquilo! Fiquei na casa da minha Irma sendo paparicada!  Mas fazia tudo! Ja trabalhava, ia jantar fora, queria malhar e malhar... QUERIA VIVER.

E assim durou 10 dias, até a retirada dos pontos .... Vamos esperar pela biopsia... Mas iria da tudo certo neh, já tinha retirado o tumor!




segunda-feira, 11 de março de 2013

O diagnostico e o processo


Hoje resolvi falar do que estou passando atualmente.... O pq de tanta mudança na minha vida!! Sim ela mudou completamente, e não foi só na alimentação, mas no olhar para o mundo! No dia 02/01/13 fui diagnosticada com CÂNCER .... Palavra bastante difícil para qualquer pessoa escutar, e eu com meus 30 anos, planejando ter um filho agora! Enfim.... Tristeza bateu... Angustia, como iria ser daquele dia para  frente??... Por mais que tivessem pessoas que eu amo me dando força , estava só ... Não sei se me entendem :( mas precisava passar por isso... Era uma cancer na tireoide!  A vida é assim, uns acordam com uma gripe eu com um Cancer! Minha mana, meu anjo da guarda, que eu já admirava por tudo, hoje triplicou! Ela marcou logo a cirurgia... Dia 10 do mesmo mês entrei no centro cirúrgico, com muito medo... Do que seria depois.... Enfim, meu médico maravilhoso Fernando Porto tentava me manter calma.... Até que apaguei...  Quando acordei, pensei... Pronto, isso saiu de mim.... Estou curada... Livre do Câncer !! Eu tinha 2 escolhas : retirar toda a tireóide ou metade dela! Se fosse a 1o. Opção, teria que fazer a iodoterapia ... E afetaria meus ovários, e não quis arriscar!! Ok ... Depois de 1 semana retirei os pontos e fim... Vida normal.. Só tomar o puram t4 todos os dias e fim!
ESTAVA CURADA!!  Quando a vida me da outra rasteira... Não que eu esteja reclamando.... Tem pessoas que não tem a chance de cura.. Agradeço a Deus por isso, por me da o Câncer, aprendi e estou aprendendo com ele!!  O nódulo que eu tinha ou tenho, sei lá.... ( quando o medico disse que eu teria que entrar novamente no centro cirúrgico para retirar toda ) eu não escutei mais nada.... Fique em choque!, era maior e eu preciso passar por todo processo novamente e com algo mais! A IODOTERAPIA!  Falarei pra vcs depois como vai ser.... Ainda estou no processo!!