segunda-feira, 18 de março de 2013

A iodoterapia e a infertilidade.

Como alguém consegue dar uma noticia dessa para uma mulher?? Que talvez você se torne infertil, que talvez vá afetar seu ovários!

Não basta você ter um câncer. Você provavelmente não irá gerar um filho! .. Pq para mim a pior parte é essa...

Seu sonho , sua vida cair , desabar. Meu mundo perdeu o chão.... sem sentido para viver. E como olhar para a cara do seu marido, não podendo gerar um filho ?? Cruel, muito cruel!

Você ver suas amigas tendo filhos, e vc ali, com seu sonho cancelado! CRUEL MUITO CRUEL!

Muitas pessoas dizem frases para tentar me consolar, mas as vezes não percebem que estão sendo insensíveis e até cruéis! Como por exemplo : Oh Dani, talvez Deus não quer que vc seja mãe, não nasceu pra isso! COMO ASSIM.?.......

Quão insensível dizer que eu seria um péssima mãe que por isso, Deus resolveu me esterilizar divinamente. Se fosse assim , vc não acha que ele iria esterilizar aquelas que abandonam seus filhos, abusam deles???
Frases como essas não são reconfortantes, isso que acontece é uma condição médica e não obra de Deus!

Tenha fé, tudo vai dá certo... Como assim?? Vai dá certo? Me operei 1 vez, não bastando , a biopsia sai pior do que estávamos imaginando, e lá me vou de novo para o centro cirúrgico, e não bastando, fazer iodoterapia. E com a possibilidade de não ter filhos! Isso tudo no final vai da certo??. Serio? Vc acredita nisso??

Falar um pouco agora do meu tratamento, o que faz muito mal pra vc, vai me curar: a iodoterapia!


Iodoterapia é um tratamento feito à base do iodo radioativo, chamado Iodo131. Cerca de um mês depois de retirar o câncer de tireóide por meio de cirurgia, o paciente vai para um hospital onde ingere uma dose de iodo radioativo via oral, por meio de um canudinho. (O líquido é transparente e não tem gosto).

Em seguida, ele fica em um quarto durante até três dias, e não pode receber visitas porque seu corpo emitirá radiação neste período. O objetivo do tratamento é eliminar qualquer resíduo de tumor de tireóide que possa existir no corpo.

O tratamento é indolor e exige apenas alguns cuidados. O paciente deve evitar contato físico com outras pessoas durante a internação e durante mais alguns dias depois de voltar para casa. Seus talheres, copos, toalhas devem ser separados das outras pessoas durante cerca de uma semana após a alta. Depois de pouco tempo, toda a radioatividade é eliminada do corpo e a pessoa volta às suas atividades normais.

Outros cuidados incluem a ingestão de bastante água para eliminar a radiação mais rápido. Também é recomendado o bochecho de água com limão para incentivar a produção de saliva e eliminar o iodo das glândulas salivares, que podem ficar um pouco doloridas. Balinhas também podem ajudar neste processo. Por alguns dias o paladar fica estranho, diferenciando pouco os gostos, mas depois passa.

Um detalhe importante sobre a iodoterapia é a necessidade de tirar todos os alimentos com iodo da dieta do paciente durante os 15 dias anteriores ao tratamento. Esta é uma maneira de deixar as células da tireóide “sedentas” por iodo. Assim, quando se ingere o iodo radioativo, estas células o absorvem rapidamente e são destruídas.

A dieta com iodo exclui o consumo de sal com iodo, lácteos, frutos do mar, pães industrializados, corantes vermelhos, chocolates, e outros alimentos que o médico vai orientar.

Apesar de ser mais simples do que a radioterapia ou quimioterapia usadas no tratamento de outros tipos de câncer, a iodoterapia é uma etapa difícil do tratamento porque o paciente fica isolado por alguns dias, justamente quando está mais frágil: ele acaba de ser operado e ainda tem muitas incertezas sobre o futuro.

Por isso, é importante ter paciência e se preparar da melhor forma possível. Levar revistas, palavras cruzadas e outros passatempos que não exijam muita atenção é uma boa ideia. Também vale levar frutas porque a comida do hospital costuma ser muito ruim, especialmente quando se está enjoado, o que é comum durante a iodoterapia.

Para a família e amigos, é importante entender a dificuldade de estar isolado em um momento naturalmente difícil. Alguns pacientes preferem receber muitas ligações durante a internação, outros preferem o silêncio! Converse com seu amigo ou parente para descobrir o que ele precisa… O segredo neste momento é saber ouvir, mesmo se não souber o que falar!


Desculpem o desabafo..., mas estava precisando!

E vamos em frente!

Fonte : radioativos131

7 comentários:

  1. Daniele, quem te passou essa informacao? isso só acontece para quem vai receber uma alta dose. e vc pode congelar óvulos.. Nao sou medica, mas tbm farei esse procedimento.. Inclusive tbm tenho 30 anos e me chamo Danielle :/

    ResponderExcluir
  2. Danielle, você sabe se isso se aplica aos homens tambem, pois vou fazer a Iodoterapia dia 24, sera que eu tenho q congelar semen?

    ResponderExcluir
  3. Isso não é verdade! Já fiz iodoterapia para combater o Hipertireodismo e logo 2 anos depois tive minha filha linda e súdável, então acho que isto não se aplica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika vc tinha quantos anos quando fez o iodo?
      Eu vou fazer e estou com medo do que as pessoas falam.

      Excluir
    2. A dose que vc tomou é pequena. Para o cancer é muito maior. Eu fiz 4 doses maximas. Fiquei estéril. Sou a prova viva do qie a colega abordou . Hj vivo o luto da infertilidade.

      Excluir
  4. Meu esposo teve câncer de tireoide e fez iodoterapia... vou poder engravidar dele... ele é fertil ?

    ResponderExcluir
  5. Sim
    Isso é verdade Erika tanus. Eu sou a prova viva. Fiz 4 sessões de iodo em dose máxima entre os anos de 2004 e 2008 por causa do câncer . Nunca me falaram sobre congelar ovulos. Por cinco anos tentei engravidar e nem a fertilização me ajudou. Estou com 43 anos e acabo de entrar na menopausa por falência ovariana decorrente da radiação. Isso ê passivo de acontecer, porem mais dificil em quem faz dose baixa . Toda mulher que estiver em idade reprodutiva que vai fazer iodo deveria congelar seus ovulos para o fururo. Hj vivo o luto da infertilidade. Busquem na literatura que voces acharão dados sobre o assunto.

    ResponderExcluir